Nosso cérebro é composto por aproximadamente 100 bilhões de células nervosas, chamadas de neurônios.
Os neurônios espelhos são um grupo de células do sistema nervoso central que estão envolvidos na compreensão imediata de uma habilidade do indivíduo.
Os cientistas consideram de extrema importância a descoberta dessas células pois elas tem uma importância crucial no repertório motor, imitação, aquisição da linguagem e empatia.
Acredita-se que o neurônio-espelho é a base das habilidades sociais. “Um neurônio-espelho pode ser usado para analisar cenas ou intenções de outros indivíduos”, comenta o neurocientista Stevens Rehen, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
De acordo com evidências de pesquisas com pessoas autistas, nota-se que o cérebro dessas pessoas apresentam falhas, alterações e prejuízos no funcionamento do hipocampo, o corpo mamilar, o córtex entorrinal, a amígdala, o subículo, o giro do cíngulo, as células de purkinje e o córtex pré-frontal. (Siqueira, et al, 2016).
Estas falhas/disfunções neste neurônio podem estar ligadas as dificuldades de socialização e de comunicação, ou seja, que é caracterizado pela dificuldade em realizar interações sociais e comunicativas - prejuízos característicos nos comportamentos de pessoas com transtorno do espectro autista.
A hipótese é de que o sistema de neurônios-espelhos existam em várias regiões cerebrais, por isso é de suma importância a ESTIMULAÇÃO PRECOCE.
Com a intervenção precoce é possível despertar o sistema de neurônios espelho e auxiliar no desenvolvimento da criança. É inquestionável que nos primeiros anos de vida os caminhos neuroplásticos livres no cérebro estão prontos para serem direcionados e modificados através da estimulação precoce.
Como o cérebro ainda está em processo de amadurecimento existe maior plasticidade neuronal que possibilita maiores ganhos terapêuticos, e melhora significativa no quadro geral da criança.
Se sua criança recebeu o diagnóstico de TEA inicie o quanto antes a intervenção precoce com uma equipe multidisciplinar especializada para maximizar os ganhos em seu desenvolvimento.
Texto escrito pela neuropsicóloga Jessica Duarte, Terapeuta e Supervisora Mundo Kids,