Dicas Práticas

5 dicas práticas de como estimular uma criança autista

DICA 1 - COMO ENSINAR O MEU FILHO(A) A PEDIR POR ALGO?

A - Todas as vezes que o seu filho pegar na sua mão para te levar ao que ele deseja, peça para ele apontar dizendo apenas a instrução: “aponte” e se ele não conseguir apontar sozinho, além de fornecer o modelo de como apontar, dê ajuda física pegando na mão dele e apontando com o dedo para o item desejado.

B - Entregue o item imediatamente após ter dado a ajuda para ele apontar, elogie-o por ter conseguido e fale o nome do item que ele pediu, faça isso todas as vezes! Não ceda!!

C - Outra estratégia é: retirar alguns recursos do alcance de seu filho para que você tenha mais chances de ensiná-lo essa habilidade.

D - Quando ele conseguir apontar para os itens desejados, apresente-lhe oportunidades de escolhas, com dois itens, por exemplo, peça para ele escolher e entregue-o imediatamente (sempre ressaltando o nome do objeto solicitado).

E - Depois que o seu filho já tenha conseguido apontar para o que deseja e fazer uma escolha proximal, comece a estimular esse apontar com uma certa distância. Varie com diferentes objetos e com outras pessoas.

Estas são algumas dicas que você pode usar para estimular o seu filho em casa, após esses passos, terão outros. Espero que tenham gostado!

DICA 2 - COMO ENSINAR MEU FILHO IMITAR?

A - Inicie com ações simples de apenas 1 passo, ou seja, um único movimento.

B - Dê o modelo para a criança do que tem que ser feito de forma clara e objetiva.

C - Use os brinquedos para iniciar, por exemplo, bater no tambor e dizer para a criança: “faz igual” ou “faz assim”.

D - Elogie cada resposta que a criança der e continue na brincadeira se ela estiver gostando.

E - Varie as ações e sempre dê um tempo para que ela processe o que precisa ser feito de, por exemplo, 2 a 3 segundos. Caso ela não consiga fazer sozinha, dê ajuda física para ela te imitar.

DICA 3 - COMO ESTIMULAR A ATENÇÃO COMPARTILHADA

Quando pensamos no ensino dessa habilidade, é importante destacar a relação triangular, ou seja, da criança para o objeto e em seguida para o interlocutor.

A - Para estimular esse comportamento, inicie pelas coisas que são altamente de preferência da criança.

B - O adulto diz para a criança “cadê a bola?” e simultaneamente o adulto olha para a bola. Nesse momento, a criança pode rastrear a direção do olhar do adulto, atentando-se para o mesmo aspecto que o adulto estava olhando (bola).

C - Se a criança olhar para a bola ou objeto, forneça um elogio imediatamente. Se ela não olhar, direcione o rosto levemente com as mãos no queixo para ela olhar.

D - Faça isso repetidas vezes com vários objetos e sempre mantenha o sorriso e elogio social.

DICA 4 - COMO USAR UM BRINQUEDO PARA VARIAR NA BRINCADEIRA COM A CRIANÇA (RECURSOS DA ESTRELA - Caixa Encaixa)

Dicas Praticas Autismo Mundo Kids

1 - Encaixar qualquer peça, de preferência a mais fácil;

2 - Identificar e nomear as formas geométricas apresentando três de cada vez;

3 - Separar por cor e discriminar os itens da mesma cor;

4 - Dizer o nome do animal e colocar as flores pela cor;

5 - Memória - Esconder o animal em um dos lados para a criança adivinhar onde está

6 - Identificar os objetos no ambiente que tenha o formato da forma geométrica;

7 - Estimular os conceitos dentro e fora;

8 - Trabalhar a habilidade de responder sim ou não.

DICA 5 - COMO ENSINAR A CRIANÇA A ESPERAR?

A - Inicie com itens simples e mais fáceis de esperar.

B - Coloque-os na frente da criança e dê e comando: “espera” ou “esperar”

C - Se ela não esperar, dê ajuda física para que ela consiga.

D - Faças múltiplas tentativas iniciando apenas com a instrução e não deixe que a criança espere por muito tempo. Máximo de 1 a 2 segundos inicialmente.

E - Aumente o tempo de espera de forma gradativa e amplie para as situações que você deseja que seu filho espere.

falar whatsapp