Como mãe, eu sempre digo que acompanhar o desenvolvimento do meu filho é maravilhoso. Cada sorriso, cada novo passo, novo gesto e caretas despertam em mim uma emoção sem fim. Mas junto com esse sentimento, vem o medo e a incerteza. Será que está tudo bem? Será que ele está crescendo de acordo com o esperado para a sua idade?
Por isso, se torna tão importante para as mães, pais, cuidadores e responsáveis, conhecerem sobre as fases do desenvolvimento infantil.
Segundo o psicólogo Jean Piaget, as fases do desenvolvimento infantil são divididas em 4 etapas:
Sensório-motor, pré-operatório, operatório concreto e operatório formal. Vamos conhecer um pouco sobre cada uma delas e como podemos estimular o desenvolvimento nossos filhos.
Sensório-motor – dos 0 aos 2 anos
A primeira fase do desenvolvimento infantil ocorre entre os dois primeiros anos de vida. Nessa etapa a criança começa a entender sobre os seus sentidos e a ter consciência sobre suas habilidades motoras básicas. Ou seja, é durante essa fase que elas passam a explorar o mundo utilizando seus 5 sentidos e com os seus movimentos corporais.
Em suma, é aqui que as crianças passam a entender que se estenderem os bracinhos, conseguem alcançar seus brinquedos e se abrirem a mão enquanto o seguram, ele cairá.
Além disso, é nessa fase, que também começam a desenvolver a linguagem básica e as habilidades sociais. Passando, ainda, a formar fortes ligações emocionais com os seus responsáveis.
Entre as principais atividades indicadas para essa fase estão aquelas que estimulam os movimentos e o uso dos sentidos, como brincadeiras envolvendo música, os pais podem cantar, ler histórias e deixar a criança ter acesso a brinquedos de encaixe, por exemplo.
Pré-operatório – dos 2 aos 7 anos
A segunda fase do desenvolvimento infantil é o pré-operatório que geralmente ocorre dos 2 aos 7 anos. Aqui, a criança passa a ter o domínio da linguagem e da sua cognição, passando a conseguir criar imagens na sua mente e a imaginação sendo extremamente ativa.
Além disso, as crianças passam a desenvolver o seu egocentrismo, achando que tudo acontece por causa delas. Como resultado, acabam não dando importância e atenção para o que é falado.
Nessa fase, a imaginação e criatividade das crianças estão no seu auge, por isso histórias e brincadeiras de faz de conta, bem como o artesanato e a pintura são ótimos estímulos para o desenvolvimento infantil.
Operatório concreto – dos 7 aos 12 anos
Dos 7 aos 12 anos a criança se encontra na fase operatória concreta, em que passa a desenvolver as suas habilidades logísticas e sociais mais complexas.
Assim, as crianças nessa fase começam a desenvolver a capacidade de pensar de forma mais abstrata e lógica, começando a ter uma compreensão mais profunda de si mesmas e do mundo ao seu redor. Além disso, elas também começam a formar amizades mais fortes, compreendendo as complexidades das relações sociais e passando a exercitar a empatia.
Durante essa idade é muito importante que pais e responsáveis incentivem o desenvolvimento cognitivo das crianças. Seja por meio de jogos ou com o uso de números.
Operatório formal – a partir dos 12 anos
Do início da pré-adolescência até o final da adolescência aos 18 anos, a criança se encontra na fase operatória formal. A partir dessa idade, hipóteses elaboradas a partir de pensamentos mais lógicos e também abstratos passam a ser trabalhadas.
É durante essa fase que as crianças passam pela puberdade, que envolve mudanças físicas rápidas. Ainda, a adolescência também é um período de desenvolvimento emocional e social intensos. Sendo nesse momento em que os adolescentes começam a desenvolver a sua identidade e a buscar uma maior independência.
A adolescência pode ser uma das fases mais complexas no processo de desenvolvimento infantil. Dessa forma, é importante estimular que as crianças desenvolvam a sua autonomia e sua personalidade própria, deixando com que explorem as atividades que gostem e que expressem seus sentimentos livremente.
Diante disso, podemos perceber que o desenvolvimento infantil é complexo e portanto, quanto mais conhecimento os pais e responsáveis tiverem sobre o assunto, mais poderão auxiliar no processo de desenvolvimento dos seus filhos.
Gostaram do conteúdo?
Espero que tenha ajudado e em breve voltarei para explicar um pouco sobre os marcos do desenvolvimento infantil.
Até a próxima!