Você sabia que há características sobrepostas no Autismo e na Superdotação?
Como assim "sobrepostas"? Características semelhantes que podem ser confundidas!
Compreender as diferenças e semelhanças entre autismo e superdotação é fundamental para reconhecer e apoiar corretamente as necessidades de cada indivíduo e também, para evitar que haja diagnósticos errados. Embora ambos possam compartilhar algumas características, como interesses profundos em áreas específicas, são condições distintas que requerem abordagens e suportes diferentes. Aqui, vamos explorar as principais diferenças entre autismo e superdotação e como suas características podem se sobrepor.
Autismo - Entendendo o Espectro
O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma condição neurológica que afeta a comunicação, o comportamento e a interação social. Os critérios diagnósticos para autismo, segundo o DSM-5-TR (2022), incluem:
Déficits na Comunicação Social:
Dificuldades em iniciar e manter conversas.
Problemas com comportamentos comunicativos não verbais, como contato visual e linguagem corporal.
Dificuldades em desenvolver e manter relacionamentos.
Comportamentos Repetitivos e Restritos:
Movimentos motores repetitivos.
Insistência em rotinas inflexíveis.
Interesses intensamente focados e restritos.
Sensibilidade anormal a estímulos sensoriais.
Prejuízos no Funcionamento:
Os sintomas causam prejuízos significativos no funcionamento social, ocupacional ou em outras áreas importantes da vida.
Superdotação (AH / SD) - Compreendendo a condição
A superdotação refere-se a habilidades intelectuais excepcionalmente altas em uma ou mais áreas, como matemática, ciências, artes ou linguagem. Crianças superdotadas aprendem rapidamente e resolvem problemas complexos com facilidade. As características comuns incluem:
Habilidades Cognitivas Elevadas:
Alta capacidade intelectual em áreas específicas.
Facilidade para aprender novos conceitos e resolver problemas complexos.
Habilidades Sociais:
Geralmente possuem boas habilidades sociais e são capazes de interagir eficientemente com os outros.
Podem ser extrovertidos e gostam de compartilhar conhecimentos e ideias.
Interesses e Comportamentos:
Possuem interesses profundos em áreas específicas, mas também têm uma variedade de interesses.
Demonstram flexibilidade em suas atividades e podem se adaptar bem a mudanças.
Sensibilidade Emocional:
Podem ser emocionalmente mais sensíveis, mas geralmente entendem e respondem adequadamente às emoções dos outros.
Funcionalidade Diária:
Funcionam bem em ambientes variados e podem se adaptar facilmente a diferentes situações e contextos.
Diferenças Cruciais e Características Sobrepostas
Embora autismo e superdotação possam compartilhar um profundo interesse em áreas específicas, há diferenças significativas:
Comunicação Social:
Crianças autistas frequentemente têm dificuldades significativas na comunicação social, enquanto crianças superdotadas geralmente possuem boas habilidades sociais, podendo ter dificuldades para se engajar em diálogos ou interagir com outras crianças por não ter interesse em assuntos que possam parecer supérfluos ou sem sentido.
Comportamentos Repetitivos:
O autismo é frequentemente associado a comportamentos repetitivos e uma necessidade extrema de rotina, podendo ter crises emocionais quando essa rotina não é seguida, enquanto a superdotação geralmente não apresenta essas características.
Interesses Restritos:
Crianças autistas podem ter interesses altamente restritos e fixos, enquanto crianças superdotadas podem ter uma gama mais ampla de interesses.
Dupla Excepcionalidade: O desafio das Duas Condições em um mesmo indivíduo
A dupla excepcionalidade refere-se a indivíduos que são superdotados e também apresentam algum tipo de deficiência, como autismo, TDAH, dislexia, entre outros. No caso de superdotação e autismo, esses indivíduos possuem habilidades cognitivas elevadas em áreas específicas, enquanto enfrentam dificuldades relacionadas ao espectro autista.
Nesses casos, é necessário que haja um diagnóstico diferencial, já que um pode interferir no outro. Como assim?
Devido à Superdotação, indivíduos com Dupla Excepcionalidade podem ter uma facilidade maior para esconder características do Autismo, culminando assim na falta de suporte adequado, maior propensão para desenvolver comorbidades como depressão e transtorno de ansiedade generalizada e outros problemas.
O contrário também pode acontecer! Um indivíduo com TEA acabar não tendo todo o seu potencial extraído devido às características do Autismo. Quando não há suporte e tratamentos adequados, o transtorno pode acabar ficando em maior evidência que as capacidades e potencialidades que o indivíduo possui.
A Importância de Compreender as Diferenças
Compreender as diferenças entre autismo e superdotação é essencial para proporcionar o suporte adequado a cada criança. Reconhecer e diferenciar essas condições ajuda pais, educadores e profissionais a criar estratégias de apoio eficazes, garantindo que cada criança possa desenvolver todo o seu potencial.
Se você suspeita que seu filho pode ser autista ou superdotado, procure uma avaliação profissional para obter um diagnóstico preciso e orientações sobre intervenções apropriadas. Na Mundo Kids, temos uma equipe multidisciplinar preparada para identificar cada uma dessas condições e realizar intervenções adequadas, de acordo com a individualidade de cada indivíduo.
Por Débora Oliveira
Autista + AH/SD | Ativista da causa autista | Estudante de Psicologia | Colaboradora MK
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