Primeiramente é importante destacar que sistema ou economia de fichas é um procedimento usado por analistas do comportamento como uma estratégia que visa promover o ensino e a manutenção de comportamentos alvos, no qual as fichas são recebidas comitantemente à emissão de determinadas respostas.
Este procedimento é bastante usado para aumentar comportamentos apropriados, diminuir os inapropriados e dar a previsibilidade de acesso ao item ou atividade de preferência do aluno.
Para fazer uso de tais fichas com as crianças com autismo é necessário que primeiramente seja feito um emparelhamento da ficha com o item preferido da criança, por exemplo, a criança gosta de estourar bolhas de sabão, o terapeuta fornece a demanda, a criança responde com ou sem dica e imediatamente o terapeuta lhe entrega uma ficha, desta forma a criança não receberá o item preferido de forma imediata, mas “conquistara” a ficha que lhe dará acesso ao item reforçador.
Muitas pessoas questionam sobre como diminuir o reforçamento imediato de respostas alcançadas, pois, ao utilizar o sistema de fichas você estaria postergando o reforço de ser imediato, além disso, você estará aumentando o tempo de acesso entre a resposta e o item reforçador. No entanto as fichas podem tornar a aprendizagem muito mais motivadora e diminuir as chances de o aluno ficar satisfeito e saciado por escolher um único tipo de reforço.
O aumento das fichas deve ser feito de acordo com a compreensão e os repertórios que criança for adquirindo. Uma sugestão para usar as fichas, é que você utilize de personagens ou desenhos que seja do interesse da sua criança, assim ela estará ganhando fichas que ela gosta para posteriormente fazer a troca por uma atividade/brinquedo ainda mais prazeroso, como dar uma volta, brincar com a bola...
Agora que você já aprendeu em como utilizar o sistema de fichas e a importância no ensino de aprendizagem, vou deixar alguns critérios que considero ser de grande relevância ao aplicarem esse procedimento.
1º Dica: Fornecer sempre um elogio associado a “ficha”. Seja bastante entusiasta;
2º Dica: Comece sempre entregando uma única ficha. Avance gradualmente para duas ou mais de acordo com as respostas alvo;
3º Dica: Use personagens ou itens que chamam a atenção da sua criança;
4º Dica: Ao trocar a ficha por um item reforçador destaque verbalmente a troca que está sendo realizada;
Exemplo:
- Criança faz a tarefa
- Mãe entrega a ficha e fornece lhe um elogio, parabéns você ganhou uma ficha!
- Criança ganha a ficha e troca para ter acesso ao item reforçador
- Mãe recebe a ficha e entrega o item reforçador verbalizando-o
5º Dica: Saiba que o sistema de fichas deve ser temporário até que o aluno aprenda se controlar para deixar o sistema de fichas de lado e continuar se comportamento direto reforçado apenas por elogios;
6º Dica: Oportunize através do uso de sistema de fichas a trabalhar os pontos matemáticos tais como: “Quantos adesivos faltam?”, “Quantos adesivos você já conseguiu?” entre outras...
Algumas vantagens sobre o uso de fichas:
• Quando se estabelecem como reforçadores criam-se um elo entre a emissão da resposta e a apresentação de um reforçador final.
• Na medida em que o terapeuta recorre ao uso de fichas para reforçar o comportamento de uma criança, ele garante que a mesma continue engajada na tarefa.
• O uso de fichas permite que o terapeuta reforce uma sequência de respostas sem interrupção, já que um número maior de respostas será reforçado com fichas até que a criança tenha um intervalo de tempo para manipular um reforçador de troca.
• As fichas facilitam na intervenção de grupos de indivíduos, uma vez que servem como uma consequência padronizada, apresentada para indivíduos sensíveis a diferentes reforçadores de troca.
Referências Bibliográficas
DUARTE CINTIA, SILVA LUCIANA, VELLOSO RENATA (2018) SP. Estratégias da ABA aplicada para pessoas com Transtorno do Espectro Autista.
Texto produzido pela Psicóloga Juliana Moura | Especialista em Autismo | Fundadora do Instituto Parque Azul | Idealizadora do Projeto Parque Azul - Projeto Pioneiro no Mundo | Diretora Geral da Clínica Mundo Kids - Núcleo de Desenvolvimento.